terça-feira, 5 de novembro de 2019
Equilibrando trabalho e a vida pessoal
Se sua vida profissional e pessoal não têm equilíbrio, é provável que seu nível de estresse esteja nas nuvens. Use essas estratégias práticas para restaurar a harmonia.
Há muito tempo, as fronteiras entre trabalho e vida doméstica eram claras. Hoje, no entanto, é provável que seu trabalho invada sua vida pessoal - e manter um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal não é uma tarefa simples.
Isso pode ser especialmente verdadeiro se você estiver preocupado com a perda do emprego devido a reestruturações, demissões ou outros fatores. A tecnologia que permite conexão constante ao trabalho pode reduzir o tempo em casa. O equilíbrio entre vida profissional e pessoal pode ser especialmente difícil para os pais de crianças pequenas. Nos Estados Unidos, quase 60% das funcionárias que são mães pela primeira vez retornam ao trabalho 12 semanas após o parto.
Mesmo assim, o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal não está fora do seu alcance. Comece avaliando seu relacionamento com seu emprego. Em seguida, aplique estratégias específicas que ajudam a encontrar um equilíbrio mais saudável.
Casado com o seu trabalho? Considere o custo
Pode ser tentador acumular horas de trabalho, especialmente se você está tentando obter uma promoção ou lidar com uma carga de trabalho crescente - ou se você mal consegue se manter à tona. Mas se você passa a maior parte do tempo trabalhando, sua vida em casa será afetada.
Considere as consequências da falta de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal:
. Quando você está cansado, sua capacidade de trabalhar produtivamente e pensar com clareza pode ser afetada - o que, por sua vez, pode causar estragos na sua reputação profissional ou levar a erros perigosos ou dispendiosos.
. Saúde precária O estresse está associado a efeitos adversos no sistema imunológico e pode piorar os sintomas que você experimenta de qualquer distúrbio de saúde. O estresse também coloca você em risco de abuso de substâncias.
. Você não passa tempo com amigos e entes queridos. Se você estiver trabalhando demais, poderá perder eventos familiares importantes ou extraordinários. Isso pode fazer você se sentir excluído e prejudicar o relacionamento com seus entes queridos. Também é difícil cultivar amizades se você estiver sempre trabalhando.
. Aumento de expectativas. Se você fizer horas extras regularmente, elas podem lhe dar mais responsabilidades - o que pode levar a preocupações e desafios adicionais.
Alcançar um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal
Enquanto você trabalha, talvez seja um desafio permanente atender às demandas profissionais e à sua vida pessoal. Mas se você pode aprender a estabelecer limites e a cuidar de si mesmo, pode alcançar o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal que é melhor para você:
Definir limites
Você não pode ganhar tempo. Se você não estabelecer limites, o trabalho ou outras obrigações poderão deixar você sem tempo para as atividades e os relacionamentos de que gosta. Considere estas idéias:
. Acompanhe o seu tempo. Preste atenção às suas tarefas diárias, tanto relacionadas ao trabalho quanto às atividades pessoais. Decida o que é necessário e o que mais lhe agrada.
. Gerencie seu tempo Evite ou delegue atividades que você não gosta ou não pode fazer; ou compartilhe suas preocupações e possíveis soluções com seu chefe ou outras pessoas. Organize as tarefas domésticas com eficiência, como recados em partes ou lavagem de roupas todos os dias; Não guarde todas as roupas para o seu dia de folga. Cuide do que é urgente e deixe o resto de lado.
. Faça uma lista. Marque os eventos da família em um calendário semanal e mantenha uma lista diária de tarefas em casa e no trabalho. Ter um plano ajuda a manter o foco. Quando você não tem um plano, é fácil se envolver com os planos e as prioridades de outras pessoas.
. Aprenda a dizer não. Seja um colega de trabalho que pede para você liderar um projeto extra ou o professor de seu filho que pede que você organize uma festa em sala de aula, lembre-se de que não há problema em dizer respeitosamente não. Quando você parar de aceitar tarefas por culpa ou por um falso senso de obrigação, terá mais tempo para atividades que sejam significativas para você.
. Deixe o trabalho no trabalho. Com a tecnologia para conectar qualquer pessoa a qualquer momento e praticamente de qualquer lugar, pode não haver mais uma separação entre trabalho e casa, a menos que você a estabeleça. Tome uma decisão consciente para separar o tempo de trabalho da equipe.
. Reduza o acesso ao email. Não verifique seu e-mail mais de três vezes por dia - ao meio-dia; no meio da tarde e antes do anoitecer. Se a primeira coisa a fazer de manhã é acessar seu email, você tende a se concentrar e a responder aos problemas de outras pessoas, em vez de ser proativo em relação às suas próprias necessidades.
. Aproveite suas opções. Pergunte ao seu chefe sobre horários flexíveis; semana de trabalho compactada; trabalho compartilhado; Trabalho remoto ou outra flexibilidade de programação. Quanto mais controle você tiver sobre seu tempo, menos estresse sofrerá.
. Tente encurtar compromissos e minimizar interrupções. O nível máximo de concentração da maioria das pessoas não passa de 90 minutos. Depois disso, a capacidade de reter informações diminui drasticamente. Se você for interrompido durante um trabalho, precisará dobrar ou triplicar a duração da interrupção para recuperar a concentração total em sua tarefa.
Cuide-se
Um estilo de vida saudável é essencial para lidar com o estresse e alcançar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Tente:
. Coma uma dieta saudável. A dieta mediterrânea - que enfatiza frutas e vegetais frescos e proteínas magras - melhora a capacidade de reter conhecimentos, bem como vigor e bem-estar.
. Dormir o suficiente. A falta de sono aumenta o estresse. Também é importante evitar o uso de dispositivos eletrônicos pessoais, como tablets, antes de dormir. A luz azul emitida por esses dispositivos diminui seu nível de melatonina, o hormônio associado ao sono.
. Tire algum tempo para se divertir e relaxar. Reserve um tempo todos os dias para uma atividade que você goste, como praticar ioga ou ler. Melhor ainda, descubra as atividades que você pode realizar com seu parceiro, família ou amigos, como caminhadas, dança ou aulas de culinária.
. Trabalhar como voluntário. É importante não se programar demais. Porém, pesquisas indicam que o voluntariado pode contribuir para um maior senso de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. O voluntariado seletivo pode reduzir seus níveis de exaustão e estresse e aumentar seu bem-estar social e emocional.
. Fortaleça seu sistema de backup. No trabalho, junte forças com seus colegas que podem fazer seu trabalho - e vice-versa - quando surgirem conflitos familiares. Em casa, conte com amigos de confiança e entes queridos para ajudá-lo com os cuidados com as crianças ou com as responsabilidades domésticas quando precisar trabalhar horas extras ou viajar.
Quando procurar ajuda profissional
Todos nós precisamos de ajuda de tempos em tempos. Se você acha que sua vida se tornou muito caótica e não busca resultados, converse com um profissional - como um terapeuta ou outro profissional de saúde mental. Se sua empresa oferece um programa de assistência a funcionários, aproveite os serviços disponíveis.
Lembre-se, não é uma tarefa simples alcançar um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal. Criar esse equilíbrio é um processo contínuo, mudando sua família, seus interesses e sua vida profissional. Examine periodicamente suas prioridades - e faça alterações, se necessário - para garantir que você fique no caminho certo.
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Fonte: NewNetwork
Traduzido por André Moura
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